Artigos

QUERO SER VEGANO. O começo…

Todas as decisões das nossas vidas são tomadas em função de uma vontade, de um desejo. Quando decides, de antemão, ser vegano, é porque despertaram em ti motivos, desejos e valores dos quais não queres prescindir. Todos sabemos que nem sempre a caminhada é fácil. Parece que estamos a entrar num “mundo” novo e que temos de aprender uma infinidade de coisas para conseguirmos “sobreviver”.

No decorrer desse caminho – como em todos os outros -, existem percalços e contratempos que, numa fase inicial, não tinhas antevisto. Quando te sentares numa mesa com diversas pessoas, poderás ouvir o que não estavas à espera relativamente à tua escolha, estilo de vida… Perante os contratempos que te possam levar a abandonar o teu caminho, poderás questionar se desistir é realmente uma opção para ti; se as adversidades são grandes o suficiente para te fazerem vacilar; se o teu estilo de vida antigo ainda faz sentido.

Questionar dá-te a oportunidade para pensar, planear e refletir antes de agir. 

O poder da questão é fundamental para o teu autoconhecimento e ajudar-te-á a evoluir. Imagina o quão bom seria olhares-te ao espelho e saberes realmente quem é a pessoa que está lá refletida, saberes os seus valores, potencialidades, qualidades. Imagina conseguires compreender os teus pensamentos. Isso irá ajudar-te a controlar as tuas emoções.

“Mas Ana, em que é que isto me ajuda a ser vegano?”

Ajuda-te, em tudo!

Seja qual for a decisão que tomes, é preciso força de vontade para que seja implementada. Um estilo de vida vegano tem muito que se lhe diga, é certo. Mas para que realmente o queiras adotar, tens de estar preparado para mudares – de dentro para fora. Os motivos para o quereres fazer podem ser relacionados com a ética, a sustentabilidade, a vida animal, a saúde ou a moda. Tudo tem de ir ao encontro dos teus gostos e necessidades, para a longo prazo esta caminhada ser bem sucedida.

Perante as situações mais difíceis, o teu desenvolvimento emocional é acionado e é aqui que tens a oportunidade de aprender a lidar. É nestas situações mais desconfortáveis que tens de saber gerir as tuas emoções e nutrir-te de boas energias. A tua mente é que comandará os resultados destes confrontos.

Acredito, com toda a certeza, que tens em ti tudo o que necessitas para seres capaz de ultrapassar a pressão social, familiar…

Sei que, certamente, terás muitas dúvidas a nível da alimentação. Parece que não sabes comer nem o que comer, mas posso dar-te um conselho? É tão compensador quando sabes que estás a dar o melhor ao teu corpo, que fazes escolhas saudáveis, sustentáveis e que te permitirão viver melhor e salvar vidas… É neste ponto tão importante que podem começar os contratempos. Aqui, a ajuda de profissionais de saúde podem auxiliar-te, se for o caso. No entanto, podes ser autodidata e aprender os princípios de uma alimentação vegana.

Sei ainda que vais ficar cansado de pensar em novas alternativas, de procurar a melhor maneira de “ganhar”, quem te aprove a decisão e te valorize. Mas já pensaste que a primeira pessoa a valorizar-te e aprovar a tua decisão deves ser tu mesmo?

Após a tomada de decisão, a responsabilidade é exclusivamente tua – auto-responsabilização – e não deves nada a mais ninguém, nem podes deixar que te afetem emocionalmente com o que quer que seja.

O desenvolvimento pessoal é um caminho sem fim – sim, tu estás em constante evolução. É um investimento para a vida e de trabalho diário.

Ora pensa comigo – hoje, és a mesma pessoa de há 1 ano? 

No entanto, o primeiro passo passa sempre por te conheceres e acredito que vais surpreender-te.

A nossa mente tem uma enorme capacidade de encontrar soluções e de decifrar caminhos, principalmente quando estes estão alinhados com os nossos valores. É importante que compreendas que tudo o que precisas de saber e de fazer está dentro de ti. Muitas das respostas para os teus problemas estão nas tuas mãos. Encarar os obstáculos como desafios dar-te-ão força e coragem para seguir em frente. Descobrir em ti todos as capacidades que estão “adormecidas”.

Acreditares no Ser que tu és e nas mais-valias que só tu tens para conseguires vencer em qualquer caminhada.

Aqui, neste estilo de vida que queres começar, é tudo exatamente igual.

É uma nova escolha, uma nova etapa e acredita, um novo rumo.

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply