QUAIS OS MELHORES ALIMENTOS PARA COMERES À NOITE

Quais os melhores alimentos para comer à noite, perguntaram-me…

Vamos por partes:
Quando pensas na refeição noturna naturalmente sentes uma ligeira ansiedade pois é nesta altura que tu consegues encontrar, talvez, um espaço para relaxares após um dia inteiro de trabalho, aulas, o que seja… É aqui que parece que tudo ganha força, incluindo a fome e o apetite.

Quando recebo esta pergunta, penso como conseguimos estar tão dependentes de uma resposta/aprovação externa

Imagina que eu te dava uma pequena lista de alimentos para comeres à noite.
Em que isso te ajudaria? 

Se pensares bem, não é por eu ou outra pessoa te dizer o que comer à noite que a vontade vai diminuir ou que vais ficar mais ou menos satisfeita.

Certamente se tens curiosidade em saber quais os melhores alimentos para comer à noite é porque provavelmente é à noite que tens mais fome e desejos por aqueles alimentos que adoras, principalmente os mais doces, ricos em gordura ou sal… e nada é por acaso. 

O comportamento alimentar é composto por um conjunto de cognições (pensamentos) e emoções que controlam as ações e regras alimentares.

Ao identificares os comportamentos disfuncionais e habituais é possível modificares as cognições inadequadas através de estratégias.

A mudança do comportamento alimentar efetiva é visível em vários aspetos:

  • No consumo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Na estrutura⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • No comportamento⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Na relação com a comida.

Assim, o comportamento alimentar envolve métodos, reações e maneiras de agir perante um alimento (como, o quê, com quem, onde e quando comemos), que podem ser sintetizados como as ações em relação ao ato de comermos.

Quando o comportamento disfuncional se torna um hábito, nada mais é do que um comportamento que foi aprendido e repetido frequentemente sem pensar como devia ser executado sendo este, geralmente inconsciente.

Os hábitos podem ser ignorados, alterados ou substituídos.
Logo, podemos aprender a criar novas rotinas neurológicas que sejam mais poderosas que os comportamentos atuais — se assumirmos o controlo e a responsabilidade.

Porém, só se alteram comportamentos quando se está efetivamente preparada.

Logo, se em algum momento não ouves as tuas emoções, não controlas os teus pensamentos, logicamente não irás entender nem controlar os teus comportamentos

10 passos para superar a compulsão alimentar

E qual é a solução mais fácil?

Pedir ajuda externa para resolver algo que é interno

Na verdade, tu podes comer todos os alimentos em qualquer altura do dia.
Não há horários certos nem errados, tal como, não há alimentos permitidos ou proibidos. Não há os melhores alimentos para comer à noite…

A pergunta que te faço é:
Quais são os alimentos que tu não te permites comer durante o dia? 

Ou então:
Quais são as emoções que estás a reprimir?

Talvez assim entendas a coerência desses desejos e comportamentos noturnos. 

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