PAPAS DE ARROZ INTEGRAL

Com a chegada do frio o meu apetite por papas aumenta (e muito 😂) e desta vez resolvi experimentar papas de arroz integral.

Se me acompanhas no instagram vês que diversas vezes começo os meus dias com papas, sobretudo de aveia.

Podes ver mais receitas de papas aqui.

Contudo, mesmo apesar de amar papas de aveia sinto a necessidade de variar. Não só variar o sabor mas sobretudo o cereal.

Lembrei-me do típico arroz doce da minha mãe que muitas vezes o comi ao pequeno almoço na minha infância.

Aliás, no ano passado fiz duas receitas de arroz doce para o natal que podes ver aqui.

Portanto, uma vez mais , decidi improvisar. E digo-te se houver receita mais simples para o pequeno almoço, por favor diz-me que esta é tão mas tão simples que até parece mentira 😊

Que tipo de arroz usar

Eu usei arroz integral, neste caso usei o longo da Próvida

mas podes usar qualquer outro tipo de arroz à tua escolha sobretudo se fizeres estas papas no imediato, isto porque ao usares arroz integral o mesmo deverá ser demolhado para facilitar a digestão e cozedura do mesmo 😍

Como cozinhar arroz integral

Muito se fala da dificuldade em cozinhar arroz integral mas o meu “truque” é mesmo a demolha (de 8 a 12 horas) e uso a proporção 1:3, ou seja, uma de arroz para 3 de água, deixo cozinhar por 30 a 40 minutos e fica perfeito 😇

Os beneficios do arroz integral

O arroz integral é rico em fibras que potenciam o bom funcionamento dos intestinos e promove ainda uma maior saciedade.

Este cereal também é rico em magnésio, um mineral fundamental para o bom funcionamento do cérebro essencial para a síntese do neurotransmissor serotonina.

A casquinha que reveste o grão do arroz integral é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas e vitaminas: A, B1, B2, B6, etc.

Um excelente fonte energia. É tudo o que se quer de manhã, certo? 🙌

Os toppings

Habitualmente eu vou variando sempre os toppings. Como referi acima eu procuro sempre variar para não entrar na saturação de paladar e também para me despertar a criatividade e variedade nutricional.

Papas de arroz integral com bagas goji, sementes de girassol, cacau cru e frutos secos em pedaços.

Neste caso eu usei toppings de sementes e frutos secos mas podes usar fruta, manteiga de frutos secos, compotas…

Basicamente a imaginação não tem limites. 🧠

Vamos então passar a esta receita super simples para que amanhã comeces o teu dia de maneira diferente e igualmente deliciosa? 🙏

PAPAS DE ARROZ INTEGRAL

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By Ana Lopes Serves: 1
Cooking Time: 30 minutos

Ingredients

  • 1/2 chávena de arroz integral
  • 1 e !/2 chávena de bebida vegetal (usei de amêndoa)
  • Pau de canela
  • #Toppings:
  • Bagas goji
  • Sementes de girassol
  • Nibs de cacau cru
  • Frutos secos
  • Fio de agave
  • Canela em pó

Instructions

1

Demolhar o arroz em água de um dia para o outro

2

Num tacho ou num robot de cozinha adicionar o arroz demolhado e escorrido, a bebida vegetal e o pau de canela

3

Deixar cozinhar por 30minutos

4

Retirar o pau de canela e triturar muito bem até virar uma papa

5

Colocar numa taça e adicionar os toppings a gosto

Notes

Mais simples e delicioso não há. 💚

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