Já há muito tempo que não trazia panquecas novas. Estas são, como sempre, veganas e desta vez sem glúten.
Nesta altura em que estamos “obrigados” a estar em casa, cozinhar e inventar novas receitas é literalmente uma meditação ativa que adoro fazer (principalmente quando não tenho obrigação imposta).
E vamos lá confessar, panquecas sabem sempre bem e se houver pequenotes por aí, tenho a certeza que também eles vão adorar.
Por isso, tempo aliada à vontade e criatividade resultam em panquecas de trigo sarraceno. 😜
Como sempre e como toda as outras panquecas que tenho aqui no site, são super fáceis e de-li-ci-o-sas. Juro! 😍

Os ingredientes usados são de conhecimento comum e podem perfeitamente ser adaptados.
- A farinha de trigo sarraceno pode ser alterada por farinha de arroz.
- As tâmaras podem ser substituídas por algum açúcar (2 C. Sopa) ou agave, syrup, geleia de arroz…
- A linhaça pode ser substituída por chia ou até um ovo.
- A bebida vegetal pode ser a da tua preferência.
- A canela é inteiramente opcional
Usei ainda uma banana média, que caso não queiras usar podes dobrar a quantidade de linhaça ou usar 2 ovos.
A quantidade que fiz rendeu 30 panquecas – sendo que, eu faço cada uma colocando uma colher de sopa cheia de massa para cada. Se fizeres maiores também resultam.
Como topping eu só usei fruta, coco ralado e canela, mas se fores muitooooo gulosa podes adicionar um syrup a gosto. Honestamente, não senti necessidade uma vez que a massa já fica saborosa.
Vá, não te preocupes, são super simples e garanto-te, maravilhosas 😊
Vamos a isso?
Começar por demolhar as tâmaras em água a ferver por 10 minutos Num liquidificador, adicionar os restantes ingredientes Adicionar as tâmaras já demolhadas Triturar tudo até a massa ficar com uma textura cremosa e aveludada Numa frigideira antiaderente, untada com óleo de coco (opcional) dispor pequenas porções da massa e deixar alourar de ambos os lados Adicionar os toppings a gosto Vai mexendo a massa enquanto vais fazendo as panquecas. Com a linhaça a massa vai ficando mais aveludada. Bom apetite! 💚PANQUECAS VEGANAS DE TRIGO SARRACENO SEM GLÚTEN
Ingredients
Instructions
Notes