Artigos

O QUE É O COMER INTUITIVO? QUE TIPOS DE COMEDORES EXISTEM?

A forma como vemos a alimentação e os aspectos a ela relacionados, diz-nos muito sobre a nossa saúde física, mental e emocional. Muitos de nós tem a tendência a não ter consciência de como come e de que forma esse comportamento pode influenciar toda a nossa vida.  

É importante refletir sobre este tema com a finalidade de fortalecer os comportamentos assertivos e reprogramar os pensamentos que possam gerar (ou já estejam a gerar) emoções menos positivas e comportamentos disfuncionais na relação com a comida.  

Por isso, aliei o coaching a um método criado por duas nutricionistas, Evelyn Tribole e Elyse Resch, em 1995 – O Comer Intuitivo. Este método, procura uma mudança duradoura na relação individual com a comida. 

Afinal, uma relação saudável com a comida precisa envolver corpo, mente e emoções.

Assim, é possível passar-se a diferenciar as necessidades emocionais das físicas e potenciar a conexão com o nosso próprio organismo. 

Nascemos com a habilidade de comer quando estamos com fome e de parar de comer quando estamos saciados. Para isto, basta olharmos para um bebé. Logo, temos uma sabedoria interna que regula a nossa alimentação de acordo com nossas necessidades fisiológicas. 

Conforme vamos crescendo somos “entimulados” a não seguir a nossa intuição, ou seja, passamos a seguir as “regras” impostas pelo meio em que vivemos (família, escola, etc.). Muitas dessas regras são crenças, sendo vistas como verdades absolutas pela grande maioria das pessoas. Nesse sentido, no decorrer dos anos, deixamos de comer intuitivamente. 

Há, no entanto, vários perfis de personalidade, de tal forma que se refletem em vários tipos de “comedores”.
Vamos lá a eles: 

Cuidadoso 

É aquele tipo de pessoa que possui um bom conhecimento sobre nutrição e alimentação. Costuma monitorizar a quantidade de alimentos que come, os ngredientes, o tipo de confeção, lê os rótulos, etc. Preocupa-se com o que come, basicamente. Pode ser simplesmente uma pessoa que se interessa por assuntos relacionados com a saúde ou que come para suprir alguma necessidade nutricional/fisiológica.  

Profissional da dieta 

É aquele tipo de pessoa que já tentou todas as dietas e programas de perda de peso que possamos imaginar.  

As escolhas alimentares e de atividade física são geralmente feitas com o objetivo de perder peso e não com aspetos relacionados com a saúde ou prazer.  

Inconsciente 

É aquele tipo de pessoa que come enquanto faz outras atividades ao mesmo tempo, como ver televisão, ler, usar o PC, falar ao telefone, etc. Essas atividades assumem o papel de maior importância naquele momento, que poderia ser direcionado ao ato da degustação.   

Caótico – É aquele tipo de pessoa que tem a típica vida corrida, sem tempo, sem noção do que comeu, do que vai comer ou se até já comeu. Habitualmente, optam por fastfood e não percebem a fome fisiológica. Quando sentem fome, normalmente, já estão famintos e ao chegarem a casa, por exemplo,  comem qualquer coisa – desde que seja rápida e fácil. Passam, ainda, por períodos longos de jejum. 

Que não recusa – É aquele tipo de pessoa que não sabe dizer “NÂO”. Come sem fome  e que está constantemente a petiscar. Não sabe diferenciar a fome fisioloigca. Come  em piloto automático, só porque tem comida disponível à frente.  

Não desperdiça – É aquele tipo de pessoa que valoriza a comida e o dinheiro. Não há  desperdicio. Vê as promoções, come o prato todo, mesmo que já não sinta fome e ainda  come o prato do colega se for preciso.  

Emocional –  É aquele tipo de pessoa que alimenta as emoções com comida. Normalmente emoções menos positivas, que requerem atenção, que causam algum tipo de desconforto. Esses momentos de stress e solidão são o gatilho para a procura do conforto na comida. Normalmente, nem sentem o gosto da comida, comem somente para que aquela emoção passe o mais rápido posível, havendo, assim,  o preenchimento do “vazio emocional” que sentem naquele momento, sendo que o mesmo resulte somente a curto prazo, potenciando repeições deste comportamento diversas vezes.  

Intutivo 

É aquele tipo de pessoa que come de acordo com os seus sinais internos (fisiológicos) de fome e pára de comer quando se sente saciada. Existe uma elevada conexão com as sensações internas e um grande control e maturidade emocional. Come sem julgamentos e sem sentimento de culpa. Sentem-se, verdadeiramente, satisfeito com a alimentação realizada.  

Com base nestes padrões de “comedores”, podemo-nos identificar com mais de um tipo, embora haja um possível destaque numa delas. Agora, refletindo sobre o teu padrão de “comedor”, ajudar-te-á a teres mais consciência do teu padrão de pensamento, do teu comportamento relativamente à comida. Assim, aumento o autoconhecimento e a autoconsciencialização é mais fácil implementar a mudança.   

Vamos reprogramar o nosso cerebro e recuperar a nossa intuição?  

Este comportamento (intuitivo) representa um inteiro respeito ao nosso corpo e às reais necessidades que ele apresenta, sendo este, um processo inteiramente individual.  

Conecta-te! 

Alimenta a tua mente. 

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply