Artigos

O IMPACTO DO AUTOCONHECIMENTO

Conhecermo-nos é, sem dúvida, de extrema importância para conseguirmos assumir o controlo das nossas emoções e consequentemente da nossa vida.

Através do autoconhecimento geramos condições de estabelecer, com maior clareza, as nossas metas, objetivos e propósito.

Hoje em dia, dizemos que não temos tempo para nada, sobretudo para nós mesmo.
No entanto, não podemos aceitar esta realidade!

A falta de autoconhecimento é o caminho mais eficaz para a infelicidade.

Para que isso não aconteça, é preciso refletir e questionar .
O poder da pergunta tem um grande impacto para o nosso desenvolvimento pessoal.

Já reparaste como algumas pessoas são mais “poderosas” e têm uma confiança acima da média, enquanto outras estão emocionalmente desequilibradas ao primeiro sinal de problemas?

A diferença entre estes dois padrões está exatamente no autoconhecimento.

Quem se conhece, sabe exatamente quais são os seus pontos fortes e fracos e por isso tem a confiança de que consegue usar os seus recursos (qualidades) para resolver qualquer adversidade que lhe aconteça.

Por outro lado, se pouco te conheces, não tens consciência das tuas valências e dos recursos que podes recorrer sempre que necessário. Logo, vais ficar num ciclo vicioso onde procuras constantemente pela aprovação alheia, pois não sabes das tuas reais potencialidades. 

Em qual destes padrões pretendes ficar?

A cada qualidade tua que vais tomando consistência, a tua confiança vai aumentando, assim como, a tua autoestima
Este processo pode ser inconsciente, mas apesar disso, o facto de começares a saber exatamente como agir de acordo com a tua essência, em cada situação, será a confirmação do impacto do autoconhecimento tem na tua vida.

O conhecimento, é uma prática infinita, afinal, tu não és a mesma a cada ano que passa e não passas pelas mesmas situações todos os dias.

Tudo o que te acontece de novo (positivo ou negativo) serve para te ensinar algo a teu respeito. Deste modo. evoluis progressivamente ao longo dos anos.

Este processo de desenvolvimento pessoal gera resultados tão gratificantes, mesmo sendo trabalhoso, que fará tudo valer a pena no decorrer das tuas conquistas. 

Cada um de nós é o reflexo do que quiser ser, mas apenas será aquilo que se propuser a ser.

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply