Um comportamento alimentar disfuncional é como se fosse um iceberg: o que vemos (o comportamento em si) é apenas a ponta do iceberg.
Mas o que há por baixo disso?
O que não está à superfície e que resultam nesses comportamento?
Emagrecer é muito mais do que fazer uma dieta ou tomar medicamentos. Neste caso, envolve todo um processo de autoconhecimento que nem a medicina nem a nutrição poderão sozinhas assegurar.
Atualmente a obesidade é considerada uma doença crónica, multifatorial, ou seja, a causa está associada tanto a problemas genéticos, comportamentais e psicológicos.
Hoje em dia é considerado um problema de saúde pública.
Quando falamos de emagrecimento, a meu ver, eu colocaria na parte visível do iceberg a psicomecânica alimentar que seria;
- a quantidade;
- tipo de alimentos;
- horários de alimentação;
- restrição de alimentos…
e, na parte submersa do iceberg os fatores psicodinâmicos alimentar que seriam fatores que influenciam o nosso comportamento alimentar tais como:
- a história familiar e pessoal com a alimentação;
- significados da magreza e da gordura;
- fobias;
- simbolismos da comida;
- afetos;
- representações do ato de comer…
entre muitos outros fatores que são investigados e identificados no decorrer dos acompanhamentos.

Uma mudança de comportamento alimentar precisa ter em consideração a individualidade de cada pessoa. Assim, entendemos a razão de uma dieta padrão sem entender os pontos do iceberg que estão submersos não funciona efetivamente.
O comer em excesso é encarado como um mecanismo de defesa utilizado pelos obesos contra sentimentos inconscientes de abandono e desesperança, originado por situações de perda do objecto.
Lê também: Lidar com as emoções sem usar a comida.
O estado de permanente restrição a que os obesos se submetem leva-os a treinarem o bloqueio deliberado dos sinais interiores de fome/saciedade.
Por isso, olhar de uma forma superficial para o comportamento alimentar e para o excesso de peso é comprometedor no resultado efetivo de mudança.
O mergulho precisa acontecer para a mudança aparecer.
Na Mentoria Individual todos estes aspetos são assegurados, para que tomes consciência de todos os gatilhos por detrás de cada comportamento disfuncional com a comida.
O emagrecimento, será trabalhado passo a passo reprogramando a tua mnete. Só assim terás resultados conscientes, intuitivos e efetivos.
Vamos juntas?
Alimenta a tua mente 💚
