ICEBERG DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Um comportamento alimentar disfuncional é como se fosse um iceberg: o que vemos (o comportamento em si) é apenas a ponta do iceberg.

Mas o que há por baixo disso?
O que não está à superfície e que resultam nesses comportamento?

Emagrecer é muito mais do que fazer uma dieta ou tomar medicamentos. Neste caso, envolve todo um processo de autoconhecimento que nem a medicina nem a nutrição poderão sozinhas assegurar.

Atualmente a obesidade é considerada uma doença crónica, multifatorial, ou seja, a causa está associada tanto a problemas genéticos, comportamentais e psicológicos.

Hoje em dia é considerado um problema de saúde pública.

Quando falamos de emagrecimento, a meu ver, eu colocaria na parte visível do iceberg a psicomecânica alimentar que seria;

  • a quantidade;
  • tipo de alimentos;
  • horários de alimentação;
  • restrição de alimentos…

e, na parte submersa do iceberg os fatores psicodinâmicos alimentar que seriam fatores que influenciam o nosso comportamento alimentar tais como:

  • a história familiar e pessoal com a alimentação;
  • significados da magreza e da gordura;
  • fobias;
  • simbolismos da comida;
  • afetos;
  • representações do ato de comer…

entre muitos outros fatores que são investigados e identificados no decorrer dos acompanhamentos.

Uma mudança de comportamento alimentar precisa ter em consideração a individualidade de cada pessoa. Assim, entendemos a razão de uma dieta padrão sem entender os pontos do iceberg que estão submersos não funciona efetivamente.

O comer em excesso é encarado como um mecanismo de defesa utilizado pelos obesos contra sentimentos inconscientes de abandono e desesperança, originado por situações de perda do objecto.

Lê também: Lidar com as emoções sem usar a comida.

O estado de permanente restrição a que os obesos se submetem leva-os a treinarem o bloqueio deliberado dos sinais interiores de fome/saciedade.

Por isso, olhar de uma forma superficial para o comportamento alimentar e para o excesso de peso é comprometedor no resultado efetivo de mudança.

O mergulho precisa acontecer para a mudança aparecer.

Na Mentoria Individual todos estes aspetos são assegurados, para que tomes consciência de todos os gatilhos por detrás de cada comportamento disfuncional com a comida.
O emagrecimento, será trabalhado passo a passo reprogramando a tua mnete. Só assim terás resultados conscientes, intuitivos e efetivos.

Vamos juntas?

Alimenta a tua mente 💚

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *