DIETA VEGAN PARA COLONOSCOPIA

Se tens uma alimentação de base vegetal e tens de fazer uma colonoscopia, certamente estás a pensar:

Mas o que é que eu vou comer na preparação para o exame?

colonoscopia é um exame que serve para observar o intestino grosso (cólon). Para o efeito, utiliza-se um aparelho tubular, fino e flexível, que possui uma lente e uma fonte de luz. A lente permite captar imagens do interior do tubo digestivo, transmitindo-as para um monitor para observação por parte do médico. 

Colonoscopia_vegan

No entanto, este exame necessita de uma preparação para que o médico possa visualizar as paredes do intestino é necessário seguir uma preparação cerca de 2 dias antes do exame para que as fezes sejam completamente eliminadas, o que exige uma dieta específica e o uso de medicamentos com efeito laxante.

De uma forma geral, em relação à dieta, é recomendável que, nos dias anteriores se evite a ingestão dos seguintes alimentos: sementes, frutos secos, leguminosas secas (feijão, grão, milho, etc.), qualquer tipo de cereais, legumes, frutas…
Tudo o que um vegano come, portanto… 🤷‍♀

E foi aqui, perante as indicações que me tinham passado que eu pensei, mas afinal o que posso comer?

Basicamente, fiz alguma pesquisa e pouca informação encontrei sobre uma dieta vegan para a preparação deste exame. No entanto, falei com a Raquel Vareda, que é médica e tem uma alimentação de base vegetal para me ajudar num artigo sobre o tema. Na altura, (já fiz este exame em março mas só agora consegui escrever o artigo eheheh), ela passou-me um artigo que ela tinha feito com algumas indicações, no entanto, o mesmo já não está no ar.

Toda a informação que vou partilhar aqui foi a minha experiência e que resultou perfeitamente para mim, ou seja, estava limpinhaaaaaaa como era suposto na hora do exame 😅

Eu aproveitei e fiz endoscopia no mesmo dia, mas para este exame só precisas de ficar em jejum durante 12 horas.

Quando marcares o teu exame, dependendo do local onde o vás realizar, vão dar-te um papel com as indicações a seguir e duas opções de laxante para o dia anterior ao exame.

Nessa mesma folha verás que as opções e soluções que aparecem são para consumires carnes brancas, peixe, chá, etc. O que para um vegan se resume a muito pouco.
É importante perceberes bem o que não deves ingerir pelo atraso do esvaziamento intestinal.
A recomendação mais importante é não consumires produtos de cor vermelha.

Bem, começou a minha aventura e eu a pensar que a pior parte seria não poder comer o que mais queria…

Na informação que me deram dizia para mudar a dieta 2 dias antes do exame, mas como naturalmente a nossa alimentação é riquíssima em leguminosas, cereais, sementes, etc. Eu optei por fazer uma preparação de mais um dia, para assegurar que tudo seria expelido efetivamente. Assim, 3 dias antes do exame eu já estava no modo preparatório. 😆

Antes de começar a dizer-te o que comi, quero que fiques ciente que nestes dias não há preocupações, principalmente com o açúcar. Pois se tens tensões baixas como eu, vais precisar dele 😜
Há anos que não comprava açúcar cá para casa, mas para assegurar preferi ter. (comprei do amarelo mesmo).

Honestamente, só usei uma vez e nem consegui beber o chá por já ter o paladar tão modificado. Arranjei outras alternativas bem docinhas na mesma. 😋

Vá, vamos lá começar com os alimentos que podes ingerir:

  • Tofu branco
  • Gelatinas vegetais (menos a de cor vermelha)
  • Bebida vegetal de arroz, de coco ou de soja
  • Tortilhas de arroz
  • Arroz
  • Compotas (menos as de cor vermelha)
  • Abacate
  • Cogumelos brancos
  • Massa branca
  • Batata e batata doce
  • Pão branco sem sementes
  • Iogurtes vegetais de soja ou de coco
  • Maçã e pêra cozidas, sem casca
  • Chás
  • Cevada
  • Café (não bebo, mas no papel dizia que se podia)
  • Sumo de fruta
  • Água de coco
  • Agave

Basicamente todas as minhas refeições foram em torno destes alimentos.

Tive alguns cuidados:

  • No dia 1 comia em maior quantidade, mas já seguindo toda a lista em cima.
  • No dia 2 fui reduzindo a quantidade e já optei por não beber bebida de soja e por não comer tofu ao jantar.
  • No dia 3 já fiz refeições bem mais ligeiras e com tons bem mais claros, já não comi pão, nem abacate, nem batata doce…

Vou mostrar-te algumas refeições:

Para além disto, houveram outras refeições que não me lembrei de tirar foto… Mas ao longo do dia bebia normalmente muita água e chás.

Nas 24h antes do exame onde só podes ingerir líquidos tentei colocar açúcar no chá mas como disse acima não consegui beber. Por isso, bebi água de coco e o sumo de cozer a fruta (neste dia já não se pode comer) e bebi muitaaaaa água.

Honestamente nunca senti muita fome a não ser neste último dia à noite que fui mesmo com o estômago vazio para a cama. 🙄

No dia do exame tinha de tomar a primeira toma do laxante às 7h e outra às 10h. Eu escolhi a opção que era duas tomas diluídas em 500ml de água e beber + 500ml de água posteriormente.

Eu estava com muito medo de beber aquilo. Imaginei que iria beber e que me iria explodir toda, sabes? ahahaha 💥
Mas não, é gradual e controlado. No entanto, o que mais me custou MESMO foi beber o laxante.

O sabor que escolhi era de limão, mas o sabor a sódio foi o que mais me custou.
No papel dizia que tinha de se beber em 30 minutos e eu na primeira toma demorei quase uma hora, por não estar mesmo a conseguir beber. Caso esforçasse muito acho que vomitava mesmo.
Não sigas o meu exemplo, mas nas duas tomas não consegui beber tudo até ao fim… Embora a segunda não fosse tão má, pois tinha menos sódio, mas ainda assim… 🤑

Como estava com receio que não fizesse o devido efeito eu bebi imensa água, mais do que os 500ml que eles recomendavam após a saqueta, bebia água de coco, chá… e a coisa foi acontecendo. 💩

Já depois da segunda toma e depois de ter ido imensas vezes ao WC, comecei a ver que o liquido que saia já era translúcido o que me fez acreditar que estava tudo a correr conforme. E correu 🙏

Uma dica: marca o teu exame para a parte da tarde. Assim, consegues descansar à noite sem ter de andar a correr para o WC de 30 em 30min.

Após o exame

As indicações que me deram é que podia comer normalmente. Na hora deram-me um chá e umas bolachas Maria 🙈 que recusei obviamente.
Mas para além disso, é algo que ainda me deixa chocada. Como é que a primeira coisa que dão a um paciente depois de um longo período de jejum e de um exame é um industrializado…

Seguindo, eu depois do exame optei por comer uma sopa ao jantar, nada muito pesado pois tinha passado muitas horas sem comer. Mas no dia seguinte já comecei a minha alimentação normalmente.

Respeitar o corpo

Senti que ficava saciada mais rápido, pois o estômago estava reduzido mas vida que seguiu.

Relativamente a dores, sintomas e desconforto com o exame.

Eu felizmente não senti nada após o exame.
É algo muito rápido, adorei a sensação da anestesia geral, confesso, mas não fiquei com sensação nenhuma de dor, só com imensos gases e barulhos no intestino, algo que é normal, pois andaram-te a invadir o território. 🤣
Com a endoscopia, igual. Não fiquei com nenhuma sensação na garganta. 🙌

Concluindo, está tudo bem com o meu intestino, a minha gastrite continua bem de saúde e presente 🤦‍♀

Espero que este artigo te ajude nas refeições e a relaxares em relação a estes exames que me deixavam assustada e sem saber muito bem o que fazer na preparação.

Apesar de tudo, há sempre solução ✨ 💚

2 thoughts on “DIETA VEGAN PARA COLONOSCOPIA”

  1. Nossa, parabéns pelo seu relato.
    Vai me ajudar bastante, quando vir a precisar.
    Um abraço

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *