COMO CONTROLAR O APETITE EM DIAS DE FESTA?

Bem, podia começar este artigo a falar da razão pela qual queres controlar o apetite… Mas disso falei-te mais neste artigo do que fazer para comer menos.

Mas, voltando ao tema do CONTROLO mas desta vez em dias festivos, reflete:

Quando pensas em festas o que visualizas?
O que sentes?

Certamente, pensas num local com muitas pessoas, uma mesa cheia de comida, comida essa que adoras, bebidas, músicas, etc. 

Mas o que te deixa mais inquieta nos momentos sociais? 

A quantidade de comida?
O tipo de comida?

ou

O pensamento de que vais ter muito apetite e não te vais controlar?
(mesmo antes de teres lá chegado)

O pensamento antecipatório muitas vezes é o causador do possível descontrolo.

A visualização tem grandes impactos positivos na nossa vida, mas a mesma também tem os seus impactos menos positivos, ou seja, anteceder um acontecimento visualizando um cenário de descontrolo, basicamente, estás a dizer ao teu cérebro o que prevês que aconteça, logo, o que vai acontecer. 

Pensamentos do género:

“Vou chegar lá e vai ter uma mesa linda, cheia de comida e coisas que eu adoro”
“vou querer comer tudo e não posso”
“Não me vou controlar e vou exagerar”
“Estou de dieta e não devo comer nada”
“O que posso fazer para enganar a minha vontade de comer”

Todos estes pensamentos só te levam a um local: descontrolo

Como já me deves ter ouvido dizer, tudo começa na nossa mente

O comportamento não se resume a um único episódio e por isso desafio-te a visualizares o inverso.

Imagina-te a ires a um convívio social sem pensar no que podes ou não comer. Simplesmente vais. 

Divertes-te com os amigos, conversas, danças, comes, saltas, gritas, cantas e percebe o quão diferente esse momento será para ti. 

Ah, sim… eu disse come! Come o que tiveres vontade, quando tiveres vontade e o quanto tiveres vontade. 

O problema não está no alimento que tens à tua frente, mas sim na maneira como olhas para ele, o que pensas sobre ele e o que dizes a ti mesma perante ele. 

Não adianta quereres uma estratégia para diminuir o apetite nos momentos sociais quando na verdade o que tu precisas é de uma estratégia para poderes comer o que mais gostas sem sentir medo, culpa ou ansiedade e isso não passará por enganar o teu corpo com estratégias ilusórias de controlo de apetite. 

No Método Alinha estes aspetos são abordados individualmente para que seja possível uma transformação interior, para que consigas ir a um evento social livremente de consciência tranquila e feliz. 

Troca o controlo pelo equilíbrio. 

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