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COMBINAR O BOM HUMOR COM O BRONZEADO PERFEITO

O sol é uma fonte natural de saúde. Em Portugal, temos a sorte de termos uma boa exposição solar; no entanto, a maior parte da população tem défice de vitamina D. 

É recomendada a exposição solar durante 15 minutos diariamente, 365 dias por ano. Mas isto não acontece, pelo que o défice da mesma é inevitável.
Hoje em dia, há diversos suplementos vitamínicos que nos ajudam a repor os níveis desta tão importante vitamina que é imprescindível para a absorção do cálcio, por exemplo. 

Estamos no verão e com a chegada dele vem uma enorme onda de bom humor, felicidade e empatia. Isto deve-se ao facto de a energia solar inibir a produção de melatonina fazendo com que aqueles sintomas de cansaço, sonolência, indisposição e preguiça, comuns no inverno, diminuam. O maior número de horas solares e a beleza intrínseca desta estação permitem que se passe mais tempo ao ar livre – fator que contribui bastante para o bem-estar e para a qualidade de vida. 

O contacto com o ar livre, aumenta a capacidade criativa, sentimo-nos livres, relacionamo-nos mais, conseguimos apreciar a natureza e desfrutar dela, o que nos permite “desligar” das preocupações do dia a dia. 

Agora é um bom momento para apanhar sol e desfrutar de momentos de partilha ao ar livre, mas com proteção solar.

E, para quem quer manter a pele bronzeada por mais tempo, há que ter em conta o que se come. A alimentação tem um papel importante neste fator. A ingestão dos alimentos certos pode proporcionar melhor nutrição e qualidade à tua pele. Independentemente do teu tom de pele, podes ter uma alimentação benéfica para a saúde cutânea, especialmente nesta altura do ano. Para além da alimentação, a hidratação é tão ou mais importante. Tanto para a nossa pele como para nos mantermos devidamente hidratados.
No que diz respeito à alimentação, temos uma grande aliado: o betacaroteno. Precursor da vitamina A, atua diretamente na produção de melanina e é responsável pela pigmentação da pele e, por consequência, pela sua proteção contra os raios solares. 

Para além disso, os alimentos ricos em betacaroteno contêm componentes antioxidantes que nos proporcionam uma proteção extra no que respeita aos danos celulares provenientes da radiação solar, prevenindo, assim, o surgimento de rugas e lesões. 

Podemos encontrar o betacaroteno em vegetais verdes escuros tais como nos espinafres, brócolos, repolho ou agrião. Também em fruta ou legumes alaranjados, tais como na cenoura, abóbora, batata doce, manga e papaia. Ou até, em alimentos de pigmentos intensos como o caso da beterraba. 

Ainda assim, existem também outros nutrientes antioxidantes que complementam a acção da vitamina A. São eles a vitamina C, que podemos encontrar nos kiwis, laranjas, abacaxi ou morangos, Vitamina E, que encontramos nas sementes e frutas oleaginosas, tais como, nozes, avelãs, amêndoas, sementes de sésamo e girassol ou no azeite, e ainda os flavonóides, que podemos encontrar no tomate, soja, uva e cereja. 

O consumo regular destes alimentos, aliados a uma boa hidratação, ajudar-te-ão a manter um bronzeado saudável e duradouro.

Aproveita esta estação para aliar a energia do sol à energia dos alimentos. 

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