Artigos

7 DICAS PARA CONTROLAR O PENSAMENTO

Se pensarmos bem – o pensamento – é o que nos diferencia das outras espécies.
Pensar é algo inerente ao ser humano e de uma importância extrema. Ao tomarmos consciência dos pensamentos, estamos a escolher o caminho que vamos seguir.

O pensamento é, sem dúvida, o ponto e partida.
Um pensamento tem sempre um ponto de partida e um destino. Destino esse, que nos leva a uma ação. Então, controlar a mente é o caminho mais direto para influenciar os acontecimentos e adapta-la da melhor maneira aos imprevistos.

A conquistas serão nada mais do que a confirmação de que o caminho escolhido é o correto.

Do pensamento nasce o sentimento e a paixão, que pode causar grande dor ou elevar o nosso potencial para o alcance dos sonhos e objetivos.

Os limites de cada pessoa passam a depender apenas da vontade e do esforço pessoal.

Existem hábitos e maneiras eficazes de proceder para ter um resultado melhor, cultivando pensamentos mais positivos, mais objetivos e com uma maior clareza:

1. Filtrar os pensamentos
Organizar a mente. Isso significa, separar o que é útil do que é desnecessário ou até mesmo do que é prejudicial. O segredo, portanto, é substituir.

2. Desintoxicar a mente
Mesmo não sendo fácil, é importante fazermos o esforço de eliminar pensamentos tóxicos, que só nos fazem mal. Pensamentos de vitimização, o preconceito, a excessiva preocupação com a opinião alheia, o conformismo, o aprisionamento ao passado…Este hábito mental traduz-se em sofrimento, perda de tempo, queda na produtividade e quantidade de energia…

3. Cultiva pensamentos do bem
A melhor maneira de evitar que a mente seja inundada pelos maus pensamentos é garantir que ela está ocupada com outros melhores. Cultivar ideias e sentimentos positivos é o caminho mais rápido para fortalecer a mente a proporcionar resultados.

4. Retificar a mente periodicamente
É fundamental fazer revisões periódicas. Afinal, essa é uma etapa essencial para qualquer processo de melhoria: tudo começa com uma análise inicial, um diagnóstico e com novas revisões.

5. Exercitar a mente
O cérebro é um músculo, isto é, torna-se mais forte à medida em que é treinado e estimulado. Uma mente poderosa possibilita alcançar resultados incríveis.. O exercício dependerá sempre da disciplina e foco: Leitura; Exercício físico; Pensamentos positivos; Boa alimentação; Sono de qualidade…

6. Autoconfiança
Uma postura confiante também estimula respostas positivas (inclusive as biológicas).
O pensamento positivo faz com que ao pensar mais no como alcançar as metas seja mais eficaz do que pensar nas dificuldades para começar ou terminar uma tarefa em prol da meta.

7. Apaziguar a mente
Para termos clareza é importante cultivar o hábito de concentração e conexão. Procura uma atividade que te possa ajudar: Ouvir boa música; Contemplar a natureza; Meditar; Yoga. — aqui vale o que funcionar para ti.

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.”
Buda

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply