Artigos

15 DICAS PARA POUPARES NO SUPERMERCADO

O Comportamento de Compra, a meu ver, é um aspeto fundamental para a mudança do comportamento alimentar.
É no supermercado que temos de ser capazes de gerir as nossas emoções, pensamentos e desejos.
Trazer para o consciente o que precisamos, quanto precisamos e se precisamos…

Separei 15 dicas muito simples para que consigas organizar o teu comportamento de compra da melhor maneira possível, poupando dinheiro, tempo e evitando situações de maior stress e desequilíbrio.

PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO, ACIMA DE TUDO 🙌

1. CHECK UP

Faz um check up geral aos teus armários e ao frigorífico para ver o que já tens e o que realmente precisas. Vê se está tudo dentro do prazo de validade e em boas condições de consumo. 

2. FAZ EMENTAS SEMANAIS

Com base naquilo que tens em casa, faz ementas para toda a semana. E, face à ementa desenhada, vê o que precisas de incluir na tua lista de compras. 
Planear as tuas refeições antecipadamente, ajuda-te a evitar frustrações ou necessidades de última hora.

3. APROVEITA O HISTÓRICO DE COMPRAS

Cada casa tem os seus padrões de consumo. Ou seja, alguns ingredientes e alimentos que são praticamente os ‘indispensáveis’ da semana.
Estipula esses itens e inclui sempre na lista sendo ‘fixos’. 
Evitas assim esquecimentos e preocupação.

4. SEPARA OS PRODUTOS POR LOCAL DE COMPRA

Ter o hábito de ver os folhetos online ou no telemóvel dos supermercados mais próximos e verificar as promoções, pode ajudar-te a estipular a rota e escolher os produtos em função disso. Se fizeres bem as contas, pode bem valer a pena visitar mais do que um.
Ao fazer a lista de compras, identifica em qual dos supermercados vale a pena comprar e o quê.

5. PENSA NAS NECESSIDADES POR PESSOA

Pode ser mais eficaz pensares por pessoa e não por zona da casa. Asim, tomas mais consciência das quantidades e necessidades.

6. LISTA DE COMPRAS COMUM

Faz como funcionar melhor para ti, seja online, num papel grande colado no frigorífico ou na parede, o importante é que todos acedam ao mesmo e vão colocando as necessidade que vão surgindo.

7. ESTIPULA UM DIA PARA IR AO SUPERMERCADO

Na tua agenda, seja ela como for, reserva um dia e algumas horas para fazeres as tuas compras semanais.
É um passo excelente para que durante a semana faças a tua rotina em função dessa dia.
No entanto, os imprevistos acontecem e se assim for, será muito mais fácil para ti ir noutra hora ou dia, pois tens atempadamente a lista preparada.

8. COME ANTES DE IR ÀS COMPRAS

É fundamental que não vás para o supermercado com fome. Os teus instintos fisiológicos vão “gritar” para comprares tudo e mais alguma coisa. Escusado dizer que a escolha tende a ser para produtos ricos em açúcar, sal e gorduras.

9. LEVA OS TEUS SACOS DE CASA

Leva os sacos de compras de casa e se possível sacos de algodão para a fruta e legumes. A redução do plástico é inquestionável. Faz por ti e por todos.

10. SABE EM QUE DIAS CHEGAM OS FRESCOS

Potencia a compra de produtos frescos e de qualidade.

11. PRODUTOS DE ÉPOCA

Ao consumires produtos da época não só gastas menos como tens produtos ricos, na sua potencialidade máxima, com alto valor nutricional e no seu estado natural.O que irá refletir no sabor autêntico.

12. VALIDADE DOS PRODUTOS

É muito importante conferires a validade e o estado dos produtos. Salvaguardas possíveis desperdícios.

13. COMPARA OS PRODUTOS

É importante fazeres a comparação dos produtos. Não só pelo preço mas também pelas características nutricionais ou de embalamento.
Comprara também os produtos pelo preço por Kg e não pelo preço da porção.

14. PREFERE OS PRODUTOS NATURAIS

Um passo que se fala imenso, mas que não deixa de ter importância. É uma escolha tua. É aqui que escolhes o que vais consumir durante a semana toda e é aqui que tens a capacidade de selecionar o produtos que vais levar. Evitar os processados/industrializados é ma vantagem enorme para a tua saúde. Prefere produtos naturais – sem rótulo. São sem dúvida, os melhores.

15. FAZ AS COMPRAS COM CALMA

É importante teres tempo para o momento de compra. Evita grandes situações de stress desnecessários. Planeia todos o teu processo de compra. Faz deste momento um momento de “tratamento” interno. É ali que vais adquirir a “gasolina” para toda a tua semana.

Periodiza este momento.
Faz as melhores escolhas! 💚

Alimenta a tua mente.

Newsletter

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply